Você compra o iogurte certo?

O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura.
A maioria das pessoas (me incluo nessa também) já comprou bebida láctea achando que era iogurte, isso porque nós nem prestamos atenção no rótulo, olhamos só a marca.
Vejam algumas diferenças!!!

IOGURTE
Ingredientes: leite, leite em pó integral, fermentos lácteos. (basicamente um leite fermentado com bactérias benéficas para o nosso organismo, obtendo sua consistência pela fermentação causada pelas bactérias, podendo ou não ser acrescido de frutas.

NÃO É IOGURTE  (Bebida láctea)
Tem até 51% de soro de leite acrescido de leite fermentado. No entanto para ter a consistência de iogurte deve ter mais o acréscimo de amido do que leite em pó.
Esses são alguns dos ingredientes que você encontrará no rótulo:
Ingredientes: leite reconstituído parcialmente desnatado.
Iogurte parcialmente desnatado (leite reconstituído parcialmente desnatado, xarope de açúcar, soro de leite em pó, fermento lácteo)
Preparado de morango (água, xarope de açúcar, polpa de morango, amido modificado, amido, vitamina B1, acidulante ácido cítrico, aromatizante, conservador sorbato de potássio, corantes artificiais)

Nenhum dos dois pode ser considerado um alimento funcional (são aqueles que agregam algum valor a mais do que somente nutrir o indivíduo). No caso do iogurte, apesar de conter micro-organismos benéficos para o intestino, eles não estão em quantidade viável para colonizar o mesmo. A quantidade de lactobacilos  não é tão significativa e não há garantias deles estarem viáveis para colonização, após passar pelo nosso trato intestinal. No entanto com o consumo diário pelo tempo mínimo de 1 mês tem demonstrado que há uma melhora na qualidade da flora intestinal.
A bebida láctea não é funcional e nem poderia usar esse termo já que até pouco tempo era considerada dejeto da fabricação do queijo (tem uma quantidade de proteínas significativa e tem valor nutricional e calórico inferior ao iogurte).

Comparando os dois o iogurte pode ser considerado o mais saudável, já que quando nos propomos a consumi-lo não estamos pretendendo consumir soro ou ainda amido de milho e sim uma boa quantidade de bactérias benéficas ao nosso organismo.

Se ainda restar alguma dúvida de qual dos dois é melhor pense assim: um produto que você consegue produzir em casa é muito mais saudável do que um comprado pronto. O iogurte pode ser caseiro, a bebida láctea não conseguimos fazer em casa.

Vou deixar um receita aqui para quem quiser testar em casa (eu ainda não fiz, quem fizer e der certo me conta)

Ingredientes:
1 litro de leite semidesnatado (pode ser sem lactose)
1 potinho de iogurte integral (consistência firme) 170g aproximadamente.

Modo de preparo:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Desligue assim que ferver. Se formar uma película em cima, descarte-a. Deixe esfriar até o ponto em que você consiga colocar o dedo e ele se mantém ainda bem quente, mas sem queimar o seu dedo, se conseguir ficar por 10 segundos está no ponto. ;) Nesse momento, coloque o potinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva com uma toalha para mantê-la aquecida. Deixe bem fechada de 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor ele pode ficar pronto antes, por isso fique atenta a consistência.
Se você gostar dele mais firme é só tirar o soro que ficar com um concha e descartar.
Guarde na geladeira em recipiente fechado.

PS: se você optar por usar o iogurte desnatado, não tem problema, ele ficará com uma consistência mais rala (o que é o normal), mas a diferença calórica não é tão grande, então a pessoa que faz essa receita a muitos anos, diz que não compensa. É questão de gosto mesmo. ;)



Comentários

Postagens mais visitadas