Benefícios do coco seco!
Ácido láurico e monolauril são duas substâncias presentes no coco seco que estimulam a oxidação dos ácidos graxos. Outro benefício dessa dupla é a rápida digestão, são rapidamente transformadas em energia para o corpo e não correm o risco de serem estocadas no organismo como pneuzinhos.
Reduz o colesterol
As gorduras presentes no coco são consideradas saudáveis, pois aumentam os níveis de colesterol bom (HDL). O resultado é a proteção contra doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Outro nutriente que ajuda a baixar o colesterol são as fibras encontradas na polpa. Elas "sequestram" as moléculas de gordura e despacham as vilãs pelas fezes , evitando que caiam na corrente sanguínea e acabem entupindo algum vaso.
Hidrata o organismo
Não é à toa que a água-de-coco é chamada carinhosamente de isotônico natural. A bebida possui sódio e potássio em grandes quantidades, ajudando no equilíbrio hídrico. Combate o inchaço causado por retenção líquida (principalmente no período que antecede a menstruação) e deve ser consumida após a pratica de atividades físicas para hidratar o corpo.
Cuidado na hora de consumir
Apesar de ser rico em gordura insaturada, também conhecida como gordura boa, uma única unidade de coco seco contém até 600 calorias. Quando consumida em excesso, seus efeitos são contrários: ela estimula o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal. A dica é cortar o coco em 8 partes e incorporar uma no cardápio diário. Ele pode ser batido com sucos, consumido com frutas ou iogurte light.
Texto retirado da revista Viva Saúde.
Agora a super dica do dia:
Você deve estar se perguntado: Letícia, como vou abrir esse coco sozinha??? É muito duro!
Vamos lá: na hora de comprar escolha os de casca mais clara, um pouco mais do que esse da foto. Ele tem sempre um dos lados mais macios, você vai procurar e fazer um furo para tirar a água de dentro (eu abri com a faca mesmo, mas se você tiver um saca-rolha ajuda) depois disso você vai levar o coco ao forno direto na grade mesmo, não precisa de forma e deixe lá até que ele rache, você vai precisar ficar cuidando viu. Eu fiz aqui em casa semana passada e pasmem, deu certo a casca sai direitinho. No meu forno eu deixei uns 40 minutos, é bom dar uma virada nele depois de um tempo pra ajudar, mas cuidado para não queimar a mão.
Depois eu ralei e voltei com ele ao forno, agora numa forma antiaderente e deixei bem rapidinho só pra ele secar, mas tem que ficar de olho mesmo para não queimar. Guardei num pote e estou utilizando.
Comentários
Postar um comentário