Chá verde - Saiba mais
O chá produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis (C. sinensis) é, depois da água, a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Durante séculos, o chá tem sido considerado pelos orientais uma bebida saudável, sendo utilizado na China há aproximadamente 3.000 anos, sendo este país o seu principal produtor.
CHÁ VERDE COMO ALIMENTO FUNCIONAL
Alimentos funcionais são aqueles que, além das qualidades nutricionais, contêm substâncias que ajudam na diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas, por isso são considerados promotores de saúde, devido a seus componentes ativos, podendo influenciar na qualidade e expectativa de vida das pessoas.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.
Na área da pesquisa com alimentos funcionais, a planta Camellia sinensis tem sido amplamente investigada devido ao seu conteúdo específico de flavonóides, que lhe confere inúmeras propriedades terapêuticas. Dependendo do processo de produção utilizado, suas folhas são a base para a produção de três principais tipos de chás: chá verde, oolong e preto, sendo que a diferença entre estes depende do grau de inativação das enzimas foliares durante o processamento.
O chá verde é produzido das folhas frescas da planta, após uma rápida inativação da enzima polifenol oxidase, pelo emprego de vaporização e secagem, o que mantém preservado seu teor de polifenóis e o torna mais rico em catequinas que os demais.
O chá oolong ou “parcialmente oxidado” é obtido após as folhas ficarem em repouso por duas a quatro horas, sendo depois aquecidas para que o processo oxidativo seja interrompido. Já o chá preto é derivado de folhas envelhecidas pela oxidação aeróbica das catequinas, catalisada enzimaticamente.
De acordo com os compostos bioativos do chá verde e a sua potencial capacidade de promover benefícios a saúde, diversos estudos demonstram que o mesmo deve ser considerado um alimento funcional.
PROPRIEDADE ANTIOXIDANTE
A propriedade antioxidante das catequinas do chá verde tem sido apontada como o principal fator contribuinte na prevenção e/ou no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas incluindo o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. As catequinas podem capturar as espécies reativas de oxigênio, como o radical superóxido (O2-), o peróxido de hidrogênio (H2O2) e o radical hidroxila (OH∙), considerados extremamente danosos aos lipídios, proteínas e DNA. Sua atuação básica consiste em transferir elétrons para as espécies reativas de oxigênio, estabilizando-as e formando com os radicais livres capturados um radical flavínico, bem menos reativo.
EFEITOS NO CONTROLE DO PESO
A obesidade é atualmente um problema de saúde pública de grande prevalência e representa um risco elevado para outras doenças. A resistência à insulina, característica na maioria dos indivíduos obesos, promove um aumento do risco cardiovascular devido à produção aumentada de lipoproteína de muito baixa densidade e LDL. Nesses pacientes frequentemente observa-se um quadro de hipertensão associado à hiperinsulinemia, com aumento da trombogenêse. O sistema nervoso simpático regula a termogênese e a oxidação lipídica.
Substâncias como os flavonóides do chá verde possuem capacidade de atuar sobre este sistema através da modulação da noradrenalina, aumentando assim a termogênese e a oxidação das gorduras, evitando, dessa forma, o aumento no tamanho e quantidade de adipócitos e conseqüentemente, prevenindo o depósito de gordura no organismo e regulando o peso corporal.
Nesse caso, alguns estudos mostram que as catequinas desempenham um papel importante no controle do tecido adiposo, principalmente pela regulação que elas exercem sobre algumas enzimas relacionadas ao anabolismo e catabolismo lipídico. Estudos in vitro e in vivo sugerem que a catequeina (composto do chá verde) modula a mitogênese, a estimulação endócrina e a função metabólica nas células de gordura, além de estar associada com a má absorção de carboidratos e gorduras no trato intestinal, por inibição enzimática e do sódio transportador de glicose.
MALEFÍCIOS
O elevado consumo de chá em todo o mundo tem despertado o interesse da comunidade científica quanto as suas propriedades terapêuticas. Porém, é necessário relatar os efeitos adversos do consumo de chá, como as interações medicamentosas e a presença de antinutrientes.
Os polifenóis presentes no chá verde têm uma forte afinidade por metais,
sendo considerados poderosos quelantes de ferro e cobre, principalmente quando são ingeridos simultaneamente, o que pode impedir a absorção desses metais. Esse é um perigoso efeito indesejado do chá verde e seus componentes, que pode levar à deficiência desses minerais. A cafeína, quando consumida em grandes quantidades, pode trazer efeitos adversos à saúde, como alterações no sistema nervoso central, no sistema cardiovascular, na pressão arterial, na homeostase de cálcio, na qualidade do sono e no controle motor, causando também irritabilidade. Quando consumida moderadamente por indivíduos saudáveis, não está associada a esses efeitos. O chá verde também pode trazer alguns malefícios à saúde, se for consumido de forma inadequada e em excesso.
Principalmente se for consumido sem nenhuma prescrição ou orientação de um profissional da área da saúde, que possa esclarecer as dúvidas e indicar uma melhor maneira de utilizá-lo, com isso podendo evitar ou minimizar seus efeitos adversos, como a presença de fatores antinutricionais.
CONTRA-INDICAÇÕES
Gestantes (ervas podem ter efeito abortivo)
Cardíacos, Hipertensos
Pessoas que sofrem de insônia (relativo – use moderadamente)
Pessoas com deficiência de ferro
Patologias gastrointestinais (gastrite, úlceras – consulte seu médico)
Hipertiroidísmo
MODO DE PREPARO
É importante respeitar as instruções de preparo para manter as propriedades benéficas do chá.
Quantidade: 02 cl de sopa da erva para 1 Litro de Água
Leve ao fogo uma chaleira com água e desligue quando começar a ferver;
Acrescente a erva, e abafe. Deixe descansar por 5 minutos. Depois é só coar e beber. Não adoce. Beba quente ou frio. A recomendação é que o chá não seja reaquecido.
Assim como o café o chá verde não deve ser tomado após as refeições, pois a cafeína presente na bebida prejudica a absorção do ferro e vitamina C pelo organismo. Aguarde ao menos 1 hora, e consuma até as 17hs para não comprometer o sono.
FREQUÊNCIA E DOSAGEM
Apesar de terem sido realizados vários estudos em diferentes países, ainda não foi esclarecido qual a melhor frequência e dosagem no uso do chá verde, principalmente devido à influência exercida pela variação do tipo de chá e sua forma de preparo na concentração final de seus compostos ativos. Entretanto alguns estudos sugerem, com o objetivo de alcançar benefícios à saúde, que a ingestão seja de 2 a 3 litros de líquidos/dia.
Já outros estudos recomendam que 5 a 7 xícaras de chá também podem ser
uma boa opção. Esta recomendação está de acordo com a proposta pela American Dietetic Association (1999), que sugere o consumo de 4-6 xícaras/dia
para a redução do risco de câncer esofágico e gástrico.
A literatura tem demonstrado constantemente o potencial papel do chá verde na modulação de processos antiinflamatórios, antitumorais, antiaterogênicos, hipoglicemiantes e no controle do peso.
INDUSTRIALIZADOS
(Chá de saquinho e Cápsulas)
Os estudos científicos sobre o chá verde foram realizados com a própria erva, diante disso não é possível garantir os benefícios do chá quando administrado de outras formas.
SAIBA MAIS
De forma geral o chá verde preparado em uma proporção de 1 grama de folhas para 100 mL de água, por 3 minutos de fervura, contém cerca de 35-45 mg/100 mL de catequinas e 6 mg/100 mL de cafeína, dentre outros constituintes.
Fonte: Artigos científicos:
Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis.
Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana
Comentários
Postar um comentário