Conhecendo a berinjela!

 
 Eu não sei vocês, mas eu tinha um certo preconceito com a berinjela, sabe aquele legume que só de olhar dá um certo arrepio?? Hahaha! Pois era assim minha história com ela, só comia se fosse a milanesa ou na lasanha.
Depois que comecei a R.A fui atrás de alimentos que tivessem baixa caloria e pudessem me ajudar na saciedade, eu posso comer bastante e assim ela me ajuda a comer menos arroz e misturas durante as refeições principais. Se você tem algum tipo de receio em consumir a berinjela vou deixar aqui alguns benefícios que ela possui e uma receita de refogado que faço 2 vezes por semana.

  • É um alimento de baixa energia 100 gramas possuem cerca de 30 calorias. Além disso ela contém fibras, carboidratos, vitaminas e minerais.
  • Ela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. 
  • Contém zero de colesterol e de gorduras saturadas. A fibra presente na berinjela ajuda na absorção do colesterol e a restringi-los se ingeridos pelo corpo.
  • É uma excelente fonte de fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres, que podem causar danos às células pelo processo de oxidação.
  • Contém fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue.

Bom, depois dessa lista tenho certeza que você vai tentar pelo menos experimentar. 

Duas receitas bem fáceis pra você tentar:
  1. Refogado: corte em cubos uma berinjela média, meia cebola, um tomate, meio pimentão verde (ou o de sua preferência) sal e pimenta a gosto. Coloque um fio de azeite e refogue bem a cebola, tomate, pimentão. depois adicione a berinjela e tempere. Coloque um pouco de água, tampe a panela e deixe em fogo por baixo por uns 10 minutos, se for necessário adicione um pouco mais de água. É bem simples de fazer eu como com carne moída, faço separado e depois junto somente o que vou comer. Se você quiser colocar um pouco de molho de soja pode, eu uso o light, mas cuidado pois contém uma grande quantidade de sódio é só pra dar uma corzinha mesmo.
  2. Assada: você vai precisar além da berinjela, tomate, azeite,sal e orégano. Corte a berinjela e o tomate em rodelas médias, unte uma forma com um pouco de azeite (eu uso forma antiaderente, por isso não sei se em forma de alumínio ela vai grudar), coloque as rodelas de berinjela e sobre elas as de tomate, salpique um pouco de sal e depois o orégano. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que você note que a berinjela esteja assada. Fica uma delícia.
Prontinho, agora é só colocar a mão na massa! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas