Planejamento!

 
Esta é uma dica essencial no processo de perda de peso e não menos importante na manutenção dele, simplesmente porque hoje em dia muitas mulheres usam a falta de tempo para justificar seus maus hábitos alimentares! E de fato, não tiro a razão delas, nossa rotina tem se tornado cada vez mais corrida e exaustiva.
No entanto, o que eu quero mostrar é que é possível sim conciliar uma dieta equilibrada e saudável ao estilo de vida de qualquer pessoa que seja, caso esta esteja disposta! Veja bem, gastar algumas horas nas compras no final de semana e na cozinha para preparar ou adiantar algumas refeições vai não apenas economizar o precioso tempo como QUILOS em longo prazo.
   Olhem que interessante – Uma pesquisa revelou que pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso e MANTIVERAM medidas, prepararam um cardápio semanal. Isso porque quando você não planeja as refeições tende a ingerir qualquer coisa que estiver por perto, principalmente à noite, e normalmente acaba fazendo opções hipercalóricas!

Então porque não aderir a esta simples dica?!

Planejar o cardápio semanal quando se inicia um processo de redução de peso é muito importante, associada à dieta prescrita por uma nutricionista que divide as porções das principais refeições em 4 grupos: carboidratos, proteínas, vegetais Grupo 1 (Verduras – basicamente as folhas, tomate, cebola) e os vegetais Grupo 2 (Legumes – abobrinha, quiabo, vagem, cenoura, etc.) O problema é que muitas vezes você chega em casa para almoçar (ou se você almoça fora, tende a ter esse comportamento) e se depara com arroz, feijão, bife e uma saladinha de alface, falta então o grupo 2, os legumes, que são importantes complementos. (Na falta deles tendemos a compensar com carboidratos) E para que as refeições ficassem equilibradas passei a fazer o planejamento por escrito, além de garantir uma alimentação balanceada, esse cardápio traz outros benefícios:

• Permite uma lista de compras específica para a semana, evitando que alimentos pereçam na geladeira;
• Facilita a vida quando a criatividade para incrementar o almoço de forma saudável some;
• Permite que você utilize sobras do almoço para preparar os lanches e jantas (ex: sobre de frango: desfiar para sanduíches, saladas / sobra de carne moída: rechear tomates); Assim também evita o desperdício!
• Ajuda a garantir uma variedade de legumes e carnes (intercale as carnes brancas e vermelhas durante a semana);
• E claro, seu principal objetivo: privilegia uma alimentação mais saudável!

Comentários

Postagens mais visitadas